A estranha arte de Kate Clark

Descobri o esquisitíssimo trabalho da escultora americana Kate Clark pela internet e logo fiquei interessada, pesquisando uma porção de coisas a respeito - pois é, acho que eu não posso mesmo ver uma esquisitice que já fico toda alvoroçada, fazer o que? Para quem nunca ouviu falar nesta artista, toda a estranheza de seu trabalho está na criação de figuras híbridas, com corpo animal e face humana.

O resultado é algo um tanto chocante (há quem diga perturbador), mas ao mesmo tempo muito envolvente. Envolvente porque é curioso, inusitado e super bem feito - tão bem feito que você quase acredita ter existido um ser assim de verdade. A minha sensação ao ver as imagens das obras, foi como se personagens de algum universo fantástico tivessem pulado para fora dos livros, ou da imaginação de algum escritor. Outra sensação recorrente, reportada pela própria artista, é que as figuras parecem estar olhando para as pessoas, mas contemplando algo que está muito além delas. Achei tudo isso... mágico.

Clark produz suas peças utilizando a antiga técnica de taxidermia para lidar com as peles. E para a criação de rostos humanos, com expressões realistas, a artista trabalha com modelos vivos e usa argila de polímero.

A seguir, confira um pouco de Kate Clark, para ver mais imagens, confira o site da artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.